segunda-feira, 13 de abril de 2009

O QUE ACONTECE QUANDO SE VÊ UM 'TERRIR' ‘GORE’ NEOZELANDÊS ANTES DE DORMIR:


23h de domingo. Minha mãe prepara-se para dormir: “posso fechar a porta, Wesley, ou tu ainda vais sair?”. “Feche, Rosane”, repondo eu, “acho que não vou sair mais de casa hoje”. Dito e feito: fiquei em casa. Vasculhei minhas gravações em VHS e encontrei um filme que eu não tinha visto ainda: “Ovelha Negra” (2006, de Jonathan King), ‘terrir’ ‘gore’ neozelandês.

Explanação terminológica: o que vem a ser um “‘terrir’ ‘gore’ neozelandês”? Simples: um filme cômico de horror em que haja muita sangueira explícita e que seja advindo da Nova Zelândia. Infelizmente, porém, o tal filme escolhido (ou melhor, disponível) não era dos melhores. Motivo: para um vegetariano, não é tão engraçado ver pessoas transformadas em ovelhas devorando impiedosamente coelhos e outros animais, bem como torcer para que ex-ambientalistas não-carnívoros aprendam a utilizar armas de fogo a fim de permanecerem vivos numa fazenda infestada por mutações ovinas. São tantos os planos detalhados de mutilações e esvaziamento de vísceras animais para fins alimentícios que, confesso, o filme me causou apenas ojeriza ideológica. Porém, como tudo neste mundo possui um intento, nem que seja involuntário, graças a uma cena tola, descobri o que é miíase, termo que será muito importante em minha vida daqui por diante.

Quando estava aplicando um estranho antídoto que revertia o processo de ovinimorfização que estava acometendo os personagens do filme, um rústico capataz juvenil afirma, em tom de chiste, que o tal antídoto também “é ótimo para curar a miíase”. Terminado o filme, corri para o dicionário e descobri que tal doença é, na verdade, uma infecção causada pela penetração de larvas de moscas (Dermatobia hominis) na pele humana, infecção esta que se caracteriza por dores fisgadas, coceiras, secreções amareladas e fétidas (exsudatos) e possibilidade de infecção secundária de caráter bacteriano. Quando era pequeno, fui vitimado por uma breve infecção de vermes esquizóforos numa ferida localizada sobre minha sobrancelha esquerda. Por sorte, consegui visitar uma enfermaria após um inchaço espetacular e as larvas foram retiradas a tempo. Imagina se eu ficasse que nem o homem da foto, como seria horrível para ler, dormir e contemplar a beleza d@s moç@s querid@s de Gomorra!

Wesley PC>

Nenhum comentário: