sábado, 18 de abril de 2009

O PORQUÊ DE TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NÃO COMEMORAREM ANIVERSÁRIOS (SEGUNDO O QUE ME CONTOU UM ARREMEDO DE NAMORADA)


“Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes. Por isso, prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse; e ela, instruída previamente por sua mãe, disse: ‘dá-me aqui, num prato, a cabeça de João, o Batista’. E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse. E mandou degolar João no cárcere. E a sua cabeça foi trazida num prato, e dada à jovem, e ela a levou a sua mãe”. (Mateus, 14: 6-11).

A fim de não perpetuar esse tipo de erro, a fim de proteger-se da sedução atrelada aos presentes de aniversário, alguns religiosos evitam comemorar o dia em que nasceram, ao passo em que eu nutro uma relação verdadeiramente fetichista com estas datas, por mais que não deseje presentes materiais, contente-me com a companhia silenciosa das pessoas que amo...

Analisando cuidadosamente a estória bíblica, descobri que Salomé, a filha de Herodias, era apaixonada por João Batista, mas ele a rejeitava, entre outros motivos, por não concordar com o adultério cometido por sua mãe, que consentira em abandonar o marido para ficar com o tetrarca Herodes. Ela, então, coitada, torna-se vítima da malevolência de sua mãe e se arrepende torridamente depois que se depara com a cabeça inerte de seu amado em mãos. E tudo isso porque seduzira um nobre com sua dança...

E é ao falar em dança que aproveito a deixa para comemorar a boa ventura de ter conseguido ver, quase por acidente, uma versão cinematográfica em balé desta saga passional de primeiro calibre, através do talento do diretor espanhol Carlos Saura e do filme cognominado como “Salomé” (2002), exibido nesta noite de sexta-feira na TV Cultura. Ainda estou a me recuperar do efeito do filme, bem como da repercussão dessa história bíblica em minha vida...


Observação: a mãe de Rafael Maurício é Testemunha de Jeová!


Wesley PC>

Nenhum comentário: