quarta-feira, 29 de abril de 2009

NICK CAVE AND THE BAD SEEDS: É PARA OUVIR E GRITAR!


“Now I'm at the hairdressers
People watch me as they move past
A guy wearing plastic antlers
Presses his bum against the glass
Now I'm down on my hands and knees
And it's so fucking hot!
Someone cries, ‘What are you looking for?’
I scream, ‘The plot, the plot!’”

Enquanto o eu-lírico da canção explica como estraçalhou (literal e simbolicamente seus familiares), eu faço coro no refrão e grito: “Oh Lord, how have I offended thee? Wrap your tender arms ‘round me, Oh Lord! Oh, my Lord”. Ao contrário de alguns amigos sensatos, não consigo deixar de crer em Deus. Por outro lado, tal crença não me faz nem depositar sobre ele meus problemas, nem tampouco crer que esta entidade amada e misteriosa irá resolvê-los. Enxergo Deus (meu estranho conceito de Deus) como sendo um observador, uma materialização perene de urdiduras de vida, que ardem na Terra, clamando por Ele...

“Be mindful of the prayers you send
Pray hard but pray with care
For the tears that you are crying now
Are just your answered prayers
The ladders of life that we scale merrily
Move mysteriously around
So that when you think you're climbing up, man
In fact you're climbing down
Into the hollows of glamour, where with spikes and hammer
With telescopic camera, they chose to turn the screw
Oh I hate them, Ma! Oh I hate them, Pa!
Oh I hate them all for what they went and done to you”

Talvez eu devesse traduzir a canção? Talvez não. Ao invés, sugiro que a ouçam, sintam-na, revivam-na, torçam para que o mesmo não aconteça consigo. Trata-se da faixa 7 do extraordinário álbum “No More Shall We Part” (1998), quiçá um dos mais fatalistas qual não é?) da soberba banda australiana Nick Cave and the Bad Seeds, mostrada em todo o seu esplendor taciturno na foto. São eles que eu escuto compulsivamente nos últimos dias... São eles que, ao me fazerem gritar, talvez me impeçam de (me) matar!

Wesley PC>

Nenhum comentário: