terça-feira, 7 de abril de 2009

COLISÕES - E

E há 101 anos atrás, em Tungunska, na Sibéria, algo aconteceu no mesmo mês, Julho, dia 30. Algo com força equivalente a algumas bombas atômicas entrou tangentemente na atmosfera da terra e fez um estrago inexplicável durante algum tempo. Segundo dados foi o pedaço de gelo de um cometa que entrou na nossa atmosfera e por sorte (e que sorte!) derreteu antes de tocar o solo. Mesmo assim fez esse estrago todo, opaí no video!



Imaginem se não tívessemos um planeta próximo a nós, que tem nome do deus supremo do Olimpo, e tem trabalhado como tal na integridade do nosso planeta. Júpiter meus caros, com seu grande poder gravitacional, tem por milhoes de anos arrastado tudo quanto é corpo celeste pra ele, diminuindo bastante a probabilidade de colisão com a Terra, pois como o sistema solar interno é muito pequeno em escalas astronomicas, qualquer coisinha que entrar pode querer nos visitar. E foi em Julho também que algo bizarro aconteceu, dia 20 de Julho de 1994. O cometa Shoemaker foi fazer seus sapatos lá dentro da atmosfera do gigante gasoso. Vejam no video abaixo.



Agora, comparando, se uma espirradinha daquela de Tungunska fez aquele estrago todo. Shoemaker, faria sem dúvida muito, mas muito mais!

Wendell Bigato
[Invasão nº13-E]

Um comentário:

Pseudokane3 disse...

Obirgado por, além de mostrar o quanto a Terra em que tu vives é encantadora, mostrar também que o espaço embeleza... Embeleza e assusta, quiçá nesta ordem!

WPC>