terça-feira, 7 de abril de 2009

COLISÕES - C

Antes dele, um físico chamado J. J. Thomson achava que o átomo era como uma ameixa, uma pasta de elétrons e átomos. Bem, então ele que era aluno do J. J., veio e desbancou essa teoria experimentalmente e ainda refez uma nova teoria. É o Rutherford, o filho de Rutherford, o primeiro era Ernest, o segundo James. Ele achou pouco o seu prêmio Nobel em 1908 e pimba! DESCOBRIU O NÚCLEO ATÔMICO!

Ruther era especialista em radiação alpha (prótons livres), então querendo testar a teoria de seu mestre, decidiu bombardear uma folha de ouro com esta radiação. De acordo com o átomo de Thomson, as partículas alpha teriam tanta energia que seria fácil varar a "ameixa", porém algumas vararam, outras desviaram um pouco, e incrível muitas voltaram! Mas como? Elas só poderiam ter colidido com algo muito duro lá dentro do átomo. EIS O NÚCLEO!

Ruther não satisfeito com os dados experimentais, chegou a um modelo teórico usando os conceitos de forças centrais. Barbarizou ao chegar em resultados tão aproximados usando a mecânica clássica, quando na verdade nesse ambiente já se está no mundo quântico.

Eis aí no vídeo uma simulação do aparato do Rutherford.




Wendell Bigato
[Invasão nº13-C]

Um comentário:

Pseudokane3 disse...

(risos)

Lá em Recife, o maior sucesso dentre os populares ricos é uma cançõa remixada falada pelo Ariano Suassuna, cujo refrão é justamente "Rutherford... Böhr"...

lembrei agora(risos)

WPC>