sexta-feira, 20 de março de 2009

POR QUE PENSAR E FALAR DOS HORRORES?


Calma, calma, este vai ser um texto feliz! Mas ciente de que a felicidade passa pela supressão de alguns acontecimentos, pela focalização nalguns fatos em detrimentos de outros, pela escolha... Ao sermos felizes, não conseguimos impedir que outras pessoas não o sejam – e isto não precisa ser nossa culpa! Digo isso porque, ao meio-dia, minha substituta no DAA (que trabalharia exatamente os quatro meses em que eu estaria desempregado) comentou comigo que recebera uma boa notícia: o contrato dela se esgotaria no dia 31 de março, mas acabara de ser renovado. Ela ficara feliz porque não ficaria sem emprego e me transmitiu o informe toda empolgada. Mal sabia ela que isto implica na não-renovação de meu contrato! Mas tudo bem, não quis estragar a euforia dela e nem achei justo que, por causa deste infame implante de competição capitalista em minha vida, eu desdenhe da satisfação de outrem...

Sigamos em frente: Rafael Coelho, lá pelas 2h da madrugada, comemorou o fato de que, no último Cine-Gomorra “conceitual” (que, apesar de não ter exibido todos os filmes que queria, deu muito certo!), os integrantes de Gomorra discutiram assuntos seríssimos, conversaram bastante, desde o quanto se financia a violência do tráfico de drogas ao comprarmos um quilograma de açúcar até os meandros da loucura inevitável de cada um de nós. Pela manhã, quando eu despertei, fiquei sabendo que um de nós recebeu uma convocação médica em casa, avisando que ele estava com suspeita de ter contraído o vírus da Hepatite B. Brincamos com isso, divertimo-nos, fizemos de conta que aceitamos o fato. Pensamos em todas as possibilidades negativas envolvendo o assunto, mas estávamos tranqüilos: este tipo de suspeita é comum em testes de sangue precipitados. Ele não está doente! Que bom, pois a hepatite B possui efeitos terríveis (vide foto), inclusive e principalmente no ponto de vista sexual e no que diz respeito ao consumo de álcool, já que a hepatite atinge diretamente o fígado – e o suspeito hepatítico gosta de beber (socialmente, mas gosta).

Mas nada do que escrevi aqui é motivo de preocupação, pelo contrário: isto é somente um agradecimento por terem me provado que Gomorra não é sinônimo de evasão! Que nós somos pessoas sérias, que temos consciência dos males do mundo, que discutimos questões graves, que sofremos, que enlouquecemos, que passamos mal, que ficamos cansado, que adoecemos, mas, acima de tudo isso, escolhemos um estado de espírito positivo como sendo o dominante. E isto faz toda a diferença!

Wesley PC>

Nenhum comentário: