segunda-feira, 16 de março de 2009

O SIGNIFICADO DO TERMO “MILIÁRIO”:


Ler é bom, ler nos faz ficar mais inteligentes!

Sei que é um truísmo, mas, graças à leitura de um livro paradigmático escrito pelo historiador egípcio da foto, Eric Hobsbawm (nascido em 1917), sugerido por meu amigo Rafael Torres, descobri o que quer dizer “miliário”.

Contexto do termo: “Os marcos miliários na estrada para a [II] guerra [Mundial] foram a invasão da Manchúria pelo Japão em 1931; a invasão da Etiópia pelos italianos em 1935; a intervenção alemã e italiana na Guerra Civil Espanhola em 1936-9; a invasão alemã da Áustria no inicio de 1938; o estropiamento posterior da Tchecoslováquia pela Alemanha no mesmo ano; a ocupação alemã do que restava da Tchecoslováquia em março de 1939 (seguida pela ocupação italiana da Albânia); e as exigências alemãs à Polônia que levaram de fato ao início da guerra”. [página 44 da 2ª edição de “Era dos Extremos: O Breve Século XX (1914-1991)”, lançada em 1995, pela editora Companhia das Letras]

Definição dicionarística: ‘miliário’ = “(Adjetivo) Miliar; relativo a milhas que marca distâncias em estrada (marco) que assinala época ou data memorável na história”.
Fonte: página 861 do DICIONÁRIO ESCOLAR DA LÍNGUA PORTUGUESA (desatualizado), 9ª edição. FENAME - Fundação Nacional de Material Escolar, 1975.

Wesley PC>

Nenhum comentário: