segunda-feira, 2 de março de 2009

A MÚSICA MAIS EXECUTADA EM NOSSO RETIRO DE GOMORRA:


Svetozar Cvetkovic talvez seja uma figura bastante conhecida na Iugolásvia. Participou de dezenas e dezenas de filmes, mas, até a noite de sábado, nunca tinha ouvido falar dele. Foi então que assisti ao delicioso e esquisitíssimo filme “Montenegro ou Porcos e Perolas” (1981, de Dusan Makavejev), em que ele interpreta um estranho personagem, que vende um cachorro a uma dona-de-casa sueca absolutamente entediada. Quando esta é detida num aeroporto, depois de ameaçar perder a razão e enxergar sua vida como “um filme em que a vida se desenrola de forma previsível”, entra em contato com refugiados ilegais da Sérvia e se apaixona, descobrindo os prazeres eróticos e catárticos que advêm de um assassinato. A história é real e me deixou encantando, sentindo que deveria mudar de vida...

Mudar de vida... Enquanto isso não acontece, eu e as pessoas que me acompanharam no retiro na cidade de Malhador cantamos inúmeras canções de apelo romântico brega, como “Nuvem de Lágrimas” (na voz de Chitãozinho & Xororó), “Entre Tapas e Beijos” (na voz de Leandro & Leonardo) e alguns arremedos do grupo Roupa Nova. Mas nenhuma canção foi mais executada que esta abaixo transcrita, (i)mortalizada na voz de Paulo Ricardo (em sua fase RPM) e Renato Russo (em sua fase Legião Urbana):

“Havia um tempo em que eu vivia
Um sentimento quase infantil
Havia o medo e a timidez
Todo um lado que você nunca viu

Agora eu vejo,
Aquele beijo era mesmo o fim
Era o começo e o meu desejo se perdeu de mim

E agora eu ando correndo tanto
Procurando aquele novo lugar
Aquela festa o que me resta
Encontrar alguém legal pra ficar

Agora eu vejo,
Aquele beijo era mesmo o fim
Era o começo e o meu desejo se perdeu de mim...”


Pra quem será que eu dedico “A Cruz e a Espada”? Para aquele vibrador rodante que participa de uma tourada improvisada numa das melhores cenas do filme do Dusan Makavejev? Para Henrique “Batalha”, que desenterrou este lamento interminável a duas vozes? Como se todos nós não conhecêssemos a resposta...

Wesley PC>

Nenhum comentário: