segunda-feira, 2 de março de 2009

GUTEN NACHT!


E, antes de dormir, eis o que ouço: a revolução dodecafônica que atende pelo nome de “Pierrot Lunaire” (1912), composição melodramática de Arnold Schoenberg, em que sexo, violência e religião misturam-se numa música completamente atonal, desesperada, violenta, que causa dores de cabeça nos habitantes de minha casa por ser demasiado aguda. Não me sinto apto a comentar minuciosamente os meandros desta obra-prima musical (deixo o trabalho a Henrique), mas que estou a vivenciar um transe possessivo mui intenso diante deste estranho álbum, ah, isso eu estou!

Wesley PC>

3 comentários:

Unknown disse...

Salve o melodrama Pierrot Lunaire!

Fagote da Batalha Lopes disse...

Muito obrigado Wesley por solicitar o meu nome pra comentar a sua postagem, me senti lisongeado. Sempre que eu ver seus chamados juro que vou atender.
A peça em questao é uma das principais obras da música do século XX, e é um dos mais acabados exemplos de música expressionista. Ela é muito inovadora e empolgante pra os que gostam de peças impactantes, o que faz os efeitos alucinógenos declarados por Wesley terem um bom fundamento. O texto é um ciclo de poemas do escritor belga Albert Giraud. A música expressa e transcende esse texto de um modo que abandona muitas convenções musicais, o que torna a obra muito impactante. A tecnica vocal estreada por essa obra influenciou e influencia um grande número de obras, entre ela a ópera Demônios de Loundum, exibida no cine-gomorra na primeira e única visita minha naquele evento(falo isso com tristeza). Conhecida como Sprechstimme essa técnica significa em alemao(a traduçao nao é de Enzo, é minha) canto-falado, e seu uso é um dos temperos expressivos mais fortes da obra. Por fim queria dizer que minha admiraçao por essa obra é imensa, mesmo nao entendendo uma só palavra do texto.
E Wesley! infelizmente eu tenho que corrigir um erro seu:
O Pierrot Lunaire nao é dodecafônica, apesar de sua forma densa. Ela se inclui nas obras atonais de Schoenberg, que só viria lançar o dodecafonismo na década de 20(Pierrot Lunaire é de 1912).
Eu vou ver se eu posto algo nesse blogg também, esse comentario me inspirou. Brigadao Wesley
Um abraço a todos e tudo de bom sempre que possível.

Pseudokane3 disse...

Obrigado pela correção e pelo comentário...

Posta mais, Henrique, posta mais!

E traga algo dodecafônico para a gente ouvir... Só assim, eu abandono a Wikipédia! (risos)

WPC>