domingo, 15 de março de 2009

BREVE COMENTÁRIO SOBRE A POLIDEZ...


Sábado, 14h. Tinha gana de chegar nalgum lugar, a fim de assistir ao precioso filme mostrado na imagem [“O Rosto” (1958), de Ingmar Bergman]. Precisava de um veículo locomotor para tal. Dispunha de alguns trocados na minha certeirinha de passe escolar. Ao subir num ônibus, presenciei uma esquisita situação (noutro contexto, muito comum): uma jovem de óculos, universitária, vê uma mulher de mais ou menos 45 anos em pé, perto do cobrador, e oferece seu lugar para ela. Esta última então responde; “não, mocinha, obrigado. O sol está tão quente, né? E ele está batendo bem no lugar em que tu estás sentada. Acho que é melhor eu ficar em pé mesmo!”. A menina voltou envergonhada para o local onde estava, até que, no máximo 2 minutos depois, a mulher pensa bem e resolve se sentar no local indicado. Ao se levantar, porém, a menina percebe que não tem ninguém para segurar seu material escolar (a senhora mal-agradecida deu de ombros). Sorte que outra estudante sentada atrás dela realiza a boa ação...

Isso me fez lembrar um dos marcos relacionados à minha total falta de traquejo neste tipo de educação convencional (e forçosa) em ônibus. Voltava da Barra dos Coqueiros, onde precisei carregar uma sacola de comida na casa de minha irmã, uma sacola muito mal-arrumada, por sinal. Estava lá eu sentado, com aquela sacola imensa em mãos, e chega uma mulher, com um peso acima do padrão, e me obriga a levantar (eu era uma criança. Tinha 14 anos de idade, mas era um paspalho religioso!). Faço-o. Ela sorri, como se estivesse agradecida, enquanto a sacola que eu segurava começa a rasgar e a derramar o leite que carregava. Ninguém me acode. Fiquei nesta situação desconfortável durante toda a viagem... E, ao chegar em casa, ainda sou repreendido por ser tolo. Quem mandou eu ser besta?

Mas, como diziam os integrantes do grupo Los Hermanos, “todo carnaval tem seu fim”. Para ver um filme contra a imposição de convenções burguesas dirigido pelo genial Ingmar Bergman, todo esforço vale a pena!

Wesley PC>

Nenhum comentário: