quinta-feira, 5 de março de 2009

ATENDENDO A PEDIDOS (OS MEUS, INCLUSIVE), HOJE “SALÒ OU OS 120 DIAS DE SODOMA” (1975) EM GOMORRA!


Se existe um filme prenhe de razão para ser exibido e reexibido em Gomorra, este é, sem dúvida, o clássico, o doloroso, o infernal “Salò ou os 120 Dias de Sodoma” (1975), de Pier Paolo Pasolini.

Para quem não sabe, este filme é uma resposta do controvertido diretor italiano à recepção equivocada ao erotismo de suas obras anteriores. Segundo o diretor, o público não reagia adequadamente aos seus filmes de forte conteúdo erótico e contestador. Deixava-se levar pela superficialidade das sensações de prazer e não refletia acerca de quanto estas atrelam-se a situações de poder. “Sexo é poder!”, dizem os foucaultianos, cobertos de razão, e Pier Paolo Pasolini insiste nisso melhor do que ninguém. Até então, o filme que hoje exibiremos é o único que contém uma indicação de “Bibliografia Elementar” nos créditos de abertura. Obra-prima!

O filme é adaptado da obra-prima do Marquês de Sade que leio e é divido em quatro partes: o Ante-Inferno, o Círculo das Taras, o Círculo da Merda e o Círculo do Sangue. Não sei qual deles é pior, mas o que me incomoda é que, vendo ou revendo o filme, sempre me identifico com os fascistas, tenho certeza que a crítica do cineasta é direcionada a mim. E, na mesma semana em que fui repreendido pelo excesso de “grude” e que precisei pagar R$ 72,50 por uma felação (antes de sucumbir a uma verdadeira miséria no plano fiduciário), tenho certeza que esta sessão deixar-me-á arrasado, destruído, culpado... Peço desculpas de antemão, portanto! E precisamos de discussão após o filme, urgente! A imagem de baixo explica o porquê (risos).

Wesley PC>

2 comentários:

Debs Cruz disse...

Ahhh! Eu quero essas fotos!

Pseudokane3 disse...

pedido de tia é ordem...

Logo, terás!

WPC>