segunda-feira, 30 de março de 2009

AO CONTRÁRIO DO QUE EU PENSAVA, THE JESUS AND MARY CHAIN NÃO É UMA BANDA NOVA-IORQUINA!


Eles são escoceses, provenientes de um Estado Nacional ainda subjugado pelo Reino Unido, tendo como língua e religião oficiais aquelas que são ditadas pelo Império Britânico. E foi deste local recôndito, a Escócia, que saiu a banda Mogwai, apresentada a mim por nosso querido Wendell ∞-gato, quando de sua relampejante passagem por Aracaju. Em verdade, Mogwai é um grupo de músicos cinéfilos que se comprazem em comporem petardos solitários e instrumentais de mais ou menos 4 minutos, dentre os quais se destaca “Killing All The Flies”, faixa 04 do álbum “Happy Songs for Happy People” (2003), que, ao contrário do que o título indica, é de uma melancolia de dar dó. Estou ouvindo e reouvindo a referida faixa neste exato momento e sinto-me catapultado para dentro do cultuado filme de Danny Boyle, “Extermínio” (2002), no qual o fim do mundo adiantado pelo avanço de zumbis enraivecidos é menos assustador por causa de sua nata periculosidade física do que pelo fato de que “jamais voltaremos a ouvir uma peça original de música, ler um livro que já não tenha sido escrito ou assistir a um filme que já não tenha sido rodado”. O som do Mogwai está me fazendo recordar deveras da trilha sonora ‘in crescendo’ do inglês John Murphy para o referido filme e, do seu modo muito específico, está me mostrando que ainda é possível sim consumir algo original, por mais que isto esteja permeado de inúmeras referências, conforme os cinco integrantes do Mogwai, à época do disco, manifestam-se em relação a bandas como Pixies, Pink Floyd, Joy Division, My Bloody Valentine e The Cure. Pode não ser de todo original, mas é sofrido e genial. Isso me basta, por ora!

Wesley PC>

2 comentários:

Unknown disse...

Mogway é uma das bandas mais perfeitas que eu já. Músicas densas!!!

Pseudokane3 disse...

E foste tu quem me passaste. Logo, te devo! Estou a ouvir e reouvir agora... Genial, de fato!

WPC>