segunda-feira, 30 de março de 2009

AFTAS EM PRIMEIRA PESSOA


Até o ano 2006, eu não conhecia as aftas. Que eu me lembrasse, nunca havia padecido disso. Quase todas as patologias bucais, reais ou imaginadas (quistos, cáries, gengivites, etc.), eu já havia tido na adolescência, de maneira que fui tomado de assalto por aquelas feridas amareladas e extremamente dolorosas que agora surgem em meu lábio inferior com relativa periodicidade e, entre outras coisas, me impede de comer cuscuz com a rapidez habitual. Estou sendo lacerado, neste exato momento, por uma aftose trifásica, que está boicotando a minha apreciação de inhame com queijo e preparado lácteo à base de morango. Um dos poucos consolos que tenho neste processo de enfrentamento da dor labial está em saber que aftas são comuns entre vegetarianos, no sentido de que, entre outras razões, surge como manifestação externa de uma suposta deficiência da vitamina B-12. Se este for o preço auto-infligido do não consumo de cadáveres animais, aceito o preço – mas que dói e incomoda bastante, ah, isso incomoda!

Lembranças para Fábio Barros e Rafael Maurício, que, mesmo não sendo vegetarianos, confessaram afligidos por aftas em várias situações, condição esta incurável, segundo o segundo dos seres citados. “Quando tu passas a ter isso, Wesley, tu jamais deixará de tê-lo”, disse-me, um tanto entusiasmado no plano propedêutico, numa rememorativa noite de sábado. Conclusão: o pior das aftas é que, enquanto sintomas de algo pior, elas nunca vêem sozinhas!

Wesley PC>

Um comentário:

Anônimo disse...

As aftas, frequentemente, embora poucas pessoas saibam, podem ser causadas por vermes que impedem o organismo de absorver a vitamina B12. É sério, ainda mais por ser vegetariano.