segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

ANTES DE DORMIR X ANTES DE MORRER


Depois de minha dose diária de lamúrias pela Internet, liguei a tv enquanto comia cuscuz com ovo e assisti a trechos de uma entrevista com dois fotógrafos consagrados na Tv Cultura. Em dado momento, quando perguntados se eles já tiveram que suprimir uma atitude intervencionista em favor de uma boa fotografia, eles citaram o caso de Kevin Carter, fotógrafo que se suicidou aos 34 anos de idade por não suportar as críticas morais ao seu trabalho. Por outro lado, fotos como esta salvaram a vida de muita gente, a posteriori, em virtude de seu aspecto indubitavelmente denuncista. Quem está com a razão, portanto? O urubu, que sente tanta fome quanto a criança que morria à sua frente?

Antes de morrer, Kevin Carter escreveu, em sua carta de despedida: "eu estou depressivo, sem telefone, sem dinheiro para o aluguel… dinheiro para o sustento das crianças… dinheiro para as dividas… dinheiro! Eu estou sendo perseguido pela viva memória de matanças, cadaveres, cólera e dor… pelas crianças famintas ou feridas… pelos homens loucos com o dedo no gatilho, mesmo policiais, executivos assassinos…”. Repito, portanto: Quem está com a razão?

Wesley PC>

Um comentário:

danilo disse...

Quem são os selvagens?

feop