domingo, 4 de janeiro de 2009

Ocupar todos os espaços!!



Outro dia tava conversando com algumas pessoas sobre o orkut. A conversa surgiu naturalmente, mas três pessoas (Ju, Chiara e Madruga) se posicionaram contra o Orkut. Ao modo deles, disseram que o Orkut não é uma ferramenta válida para discussões. Mas os argumentos que os três usaram recaíam a responsabilidade em cima das pessoas e não do veículo (orkut). Logo, acabei fechando a discussão neste ponto: o problema não é o orkut e sim as pessoas que o usam.

Acredito que todos os meios de comunicação devam ser utilizados. Eu nem ia fazer esse post, mas a crata aberta a Leno e o poema que Wesley mostrou no qual a mocinha suplica uma carta me instigou. E tah nos comentários o por quê da minha istiga.

Existem diversos meios de comunicação que são subestimado por algumas pessoas, estigmatizados por outras, e por aí vai. Um bom exemplo disso é quando eu atuava no Conexões de Saberes. Nós lutamos 1 ano para termos um sala de informática e tals. Quando conseguimos as pessoas usavam os pc e a net pra jogar conversa fora pelo msn. (Conversa fora entenda-se, qualquer coisa que não fosse trabalho ou produtivo). Obviamente, eu reclamava e quando chegava na sala e precisava usar pra fazer alguma coisa do Conexões pedia (exigia, com educação) que a pessoa saísse do pc. Mas quando essa pessoa me via usar o msn aproveitava para dar aquela alfinetada dizendo que eu também fico no bate-papo. E eu ficava!! Mas temos de sacar o que estamos fazendo no bate-papo. Por e-mails e msn conseguimos organizar um encontro de 80 pessoas das 5 regiões do Brasil.

Outro exemplo são as cartas. Faz sentido mandar cartas para pessoas que vemos com frequência? Para mim faz. Escrever não é falar, não é ver nos olhos. Não é questão de usar o melhor meio de comunicação, mas de usar tod@s. Hoje tenho cartas de pessoas que via com frequência, mas que agora num sei nem se estão vivas. E como bem alertou uma amiga quando eu ia escrever uma carta cheia de ódio para outra pessoa: "Palavras passam, mas letras ficam".

Por isso faço uso de todos os espaços e meio de comunicação que posso. Recomendo a tod@s fazerem o mesmo. =D

feop

4 comentários:

Unknown disse...

Oxe!!! Nada ver ficar brigando contra orkut. É só querer ser diferente!!!! Cada um usar como quer, sendo algo "útil" ou não.
Quer dizer que carta só vale a pena se for mandada por correio?! Tem recados de orkut que são importantes pra mim. O problema é que as pessoas sempre querem algum inimigo pra brigar.

Pseudokane3 disse...

Glória aos céus, minhas súplicas foram ouvidas!

caramba, Danilo, tu disseste tudo o que eu precisava ouvir... Só vim ver esta postagem depois desta bela madrugada que passamos juntos e, caramba, como tu entendeste bem o sentido de meus clamores nos textos anteriores...

Sim, palavras passam, letras ficam!

A prova disso é este blog tão vivo e a nossa comunidade orkútica tão importante em suas reivindicações (risos)

Viva toda e qualquer ferramenta comunicacional possível!

WPC>

[Kleber] disse...

De fato, quem usa é que dá o formato e a utilidade a tecnologia!O orkut tem espaço pra coisas incriveis como acesso a musica grátis,livros, discussões ,etc. MAs tem espaço também pra gt interessada em treinar o próprio narcisismo.Se bem que no fim das contas, o orkut é uma forma de investimento em seu próprio capital social.O usuário é que determina a utilidade.

danilo disse...

Sobre usar para coisas úteis, estava me referindo ao laboratório de informática do Conexões.

Cada usa como quizer, como Kléber ressaltou, a ferramente tem a importância que @ usuári@ quer.

=D

feop