segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

COMO SE FOSSE MÚSICA DITA “ALTERNATIVA”...


Antes de entrar na Universidade, em 1999, por exemplo, eu idealizava que encontraria lá pessoas antenadas com o que de mais interessante estava acontecendo no mundo das artes. Idealizava bastante. Porém, eu era um cara esquisito, evitava falar com as pessoas, por causa de meu medo de fazer sexo e por causa de meus temores e fervores religiosos. Um dia, resolvi fazer um teste. “Fisgarei algum intelectual hoje!”, pensei, enquanto escrevia a palavra “Almodóvar” (nome de meu cachorro) no quadro e esperava alguma reação. Sentei-me como se não tivesse acontecido nada. Entra um garoto, olha para o quadro e me pergunta: “Foste tu quem escreveste isto? Puxa, que coincidência, Pedro Almodóvar é um de meus diretores favoritos!”. Tornemo-nos amigos de imediato! O nome dele era Bruno Aragão, todos achavam-no muito bonito e parecido com Charlie Brown. Eu o tratava com o máximo respeito e, por este motivo, era uma das únicas pessoas a quem eu apertava a mão sem ser um gesto sexual...

Fui várias vezes á casa deste meu amigo de classe depois disso. Vi com ele filmes de Federico Fellini, Jean-Luc Godard, Krzysztof Kieslowski e muitos outros, mas a especialidade do moço era mesmo música alternativa e, sendo assim, ele me emprestou muitos cds, me mostrou vários videoclipes, me educou no mundo dito “alternativo” da cultura ‘pop’ contemporânea. Numa destas “aulas”, fui apresentado ao grupo de música eletrônica Asian Dub Foundation, formado pro imigrantes paquistaneses que vivem na Inglaterra, antiga colonizadora e opressora deste País. Não gosto muito de vê-los cantando em inglês e o resto do CD não é de todo reconhecível (as músicas parecem-se muito entre si), mas a faixa 02, “Buzzin’” é antológica, o videoclipe frenético é fantástico e tenho muitas, muitas lembranças envolvendo esta canção. Por isso, termino invocando-a nesse texto apologético, enquanto preparo-me para ouvi-la pela 15ª vez esta manhã:

“This here's the miracle of modern creation
Abandon all your first impressions
Come and take part in this conscious session
Look to the past to get inspiration
Move yourselves forward with the dub accelaration”


Wesley PC>

Nenhum comentário: