quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

“GIGI” (1958). Dir.: Vincente Minnelli


Dentre os filmes vistos ontem em Gomorra, está “Gigi”, um de meus musicais preferidos, um dos filmes que mais encantaram a minha adolescência. “Gigi” é um filme largamente revolucionário, para além de toda a sua aura de polidez, visto que fala sobre uma menina que é educada pelas avós para se tornar prostituta de luxo. Repito: na Paris de 1900, a pequena Gigi (Leslie Caron) é obrigada pelas convenções familiares a abandonar as suas diversões de criança e treinar como se senta à mesa, como se come lagostas, como se escolhe charutos, a fim de seduzir os homens, tais quais as gueixas fazem há gerações no Japão. Porém, Gigi se apaixona. Quando menos se apercebe disto, ela está completamente apaixonada, justamente por um rapaz rico que acha tudo repleto de tédio na vida. Numa das canções, inclusive, Rafael Coelho percebeu que os movimentos do pescoço de um cisne estavam coadunados com as notas musicais da cantiga executada. Prometeu-nos ele que faria uma tese acerca dos artifícios hollywoodianos em virtude disso. Foi engraçado!

Mas o momento mais bonito do filme ainda é a cena em que Maurice Chevalier e Hermione Gingold, um simpático casal de velhinhos, acerta as pazes com seu passado romântico durante a canção “I Remember It Well”, que, obviamente, foi dedicada a Rafael Maurício, que riu deveras com a homenagem sincera. Venhamos e convenhamos, o personagem parece demais com ele:

“Ele: Nos encontramos às nove.
Ela: Eram oito.
Ele: Eu cheguei a tempo.
Ela: Não, tu te atrasaste.
Ele: Oh, sim, eu me lembro bem
Eu me lembro bem.

Ele: Nós jantamos com amigos.
Ela: nós jantamos sozinhos.
Ele: um tenor cantava.
Ela: era um barítono.
Ele: Oh, sim, eu me lembro bem
Eu me lembro bem.

Ela: Aquece meu coração saber que tu lembras destas coisas tão bem quanto eu me lembro.
Ele: Oh, sim, eu me lembro bem”

Querem ver o restante da conversação musical?
Marquem para ver o filme, ora bolas!
Recomendo esta maravilha intemporal a qualquer pessoa do mundo!

Wesley PC>

Nenhum comentário: