quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

CAINDO, CAINDO E CAINDO...


Não vou mentir não... Eu gostava da festa de Ano Novo. Sempre fazia de conta que era indiferente à data, me escondia das pessoas, desligava o telefone, ficava triste sempre que minha mãe começava a quebrar as coisas pontualmente à 0h01’, mas... Gostava. Gostava mesmo! É como se nesse dia todas as mazelas do Natal entrassem num ponto de transição até as maravilhas que eu sempre esperava receber em meu aniversário... Gostava. Este ano, não sei se vou poder dizer o mesmo...

Lembro dum ano em que eu passei pelas ruas do lugar onde moro quando todos dormiam... Vi na realidade a mesma bagunça e desordem que vejo nesta imagem, do filme “Danação” (1988, do húngaro Béla Tarr), talvez uma das mais interessantes reverberações do que é esta diversão ambígua (feliz para muitos, triste para outros, ambos para uma terceira classe de pessoas) conhecida como “passagem de ano”... Sempre sobra para alguém, sempre tem alguém lá para limpar a sujeira...

Não me incomodo em limpar a sujeira... Incomodo-me em não sujar tanto quanto eu queria... Gostava do Ano Novo... Por mais que eu me lembre de milhares de madrugadas solitárias que passei ouvindo Alanis Morissette debaixo da cama porque meus amores de infância insistiam em me desprezar no ‘reveillon’ (quiçá, treinando-me para enfrentar o sadismo da vida), até que, anos mais tarde, ofereceriam seus corpos por meros R$ 10,00; por mais que eu me lembre de um ano qualquer, quando despertei com os gritos de 5 ex-presidiários barulhentos em minha casa, numa enxurrada de drogas negativas e desrespeito doméstico; por mais que eu antecipe o paroxismo da agonia que vivencio agora (Oh, Marcos Vicente, por quê? Por quê?)... Eu gostava, ah, eu gostava...

Wesley PC>

Um comentário:

Elaine Crespo disse...

Meu amigo Wesley!

"Para ganhar um ano-novo que mereça este nome,
você, meu caro,
tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo,
eu sei que não é fácil,
mas tente,
experimente, consciente.
É dentro de você
que o Ano Novo cochila
e espera
desde sempre."Carlos Drummond

Felicidades a todos os membros da COmunidade!! MUITA PAZ!



Beijos a todos!
Elaine