sábado, 27 de dezembro de 2008

“BEM-VINDOS” (2000). Dir. : Lukas Moodysson


Ontem à noite, eu e alguns habitantes e visitantes de Gomorra assistimos ao filme mostrado na fotografia, sobre uma experiência de vivencia política e coletiva na década de 1970, que degringola depois que crianças burguesas passam a viver no local e exigir o consumo de carne, de Coca-Cola e de presentes natalinos, dentre outras vantagens capitalistas não recomendadas no local. Ao final do filme, pessoas diferentes, com vivências diversificadas, jogam futebol, torcendo pela vitória de ambos os times da partida, enquanto o grupo sueco Abba (mesma nacionalidade do filme) cantarolam a extraordinária “S.O.S.”.

Como aquele filme nos fez lembrar de Gomorra, como percebemos através desta obra de arte, algumas de nossas próprias contradições, como é imaturo brigarmos por percebermos um leve desvio entre discurso e prática nos comportamentos de algum de nossos amigos, quando o mais recomendado e importante seríamos discutir os problemas coletivamente...

Terminado o filme, fiquei imaginando que as pessoas queridas presentes à sessão ainda estariam comparando as atitudes dos personagens com suas próprias atitudes, visto que, quando o filme estava sendo exibido, brincávamos: “este sou eu! Esta é Charnoski! Olha só, é Ferreririnha daqui a 10 anos (risos)”. Fiquei muito contente com as discussões levantadas pelo filme, no sentido de que, na madrugada anterior, eu, Juliana, Cleidson Carlos e Rafael Torres avaliávamos nossas posições acerca de um dos temas mais complicados no filme: como criar crianças de maneira política sem resvalarmos na ditadura de valores que tento condenamos? Foi por não conseguir responder a esta pergunta, que Juliana até brincou que seria sadismo trazer um bebê a este mundo, por mais que ela sinta o que chamou “de desejo feminino inato de ter um filho”. Fiquei pensando nisto enquanto dormia, visto que sou um destes que também possui o desejo inato de ter um filho.

Revendo ontem aquele filme, deitado na barriga reflexiva de Rafael Torres, o que mais me incomodou no modo como o pérfido diretor Lukas Moodysson conduz o filme é a tolerância (no sentido mais desvirtuado da palavra) com que ele trata o marido violento da loira que vai morar no Coletivo Todos Juntos apenas por não ter para onde ir depois que sai de casa... É irritante o tempo que ele dedica ao sofrimento estereotipado do personagem, que decide parar de beber, que toma a resolução de parar de brigar em restaurantes orientais, que se determina a estar sempre bem vestido para reconquistar o afeto de sua esposa, agora alegando ser socialista e quase lésbica.

Irritante mesmo é quando percebemos que o diretor torce para que as crianças do filme obtenham êxito em seu protesto pró-carnívoro e que trate de forma zombeteira atitudes primárias como fazer com que um menino use sapatos femininos apenas para acabar com a imposição indumentária burguesa de gênero. Irritam-me muitas outras coisas no filme, mas, para além de tudo isso, gostei muito do resultado e da explicação da “teoria de 1 minuto”, tempo de obtenção de ereção que, supostamente seria necessário para demonstrar que um heterossexual resoluto também pode obter prazer através das mãos e boca apaixonadas de alguém do mesmo sexo. É pensando nesta última teoria, aliás, que dedico a música-tema do filme, já citada, ao companheiro Marcos Vicente, presente à sessão, e do qual não consigo apenas gostar como amigo:

“Então, quando tu estás perto de mim, tu não consegues me ouvir? S.O.S.
O amor que tu me deste, ninguém mais consegue me salvar? S.O.S.
Depois que tu te foste, como é que eu posso continuar?
Depois que tu te foste, Como é que posso seguir em frente?”


Na foto, uma das cenas mais legais do filme, quando uma mulher mostra a outra o uso simbólico e político dos pêlos sob a axila (risos)

Wesley PC>

Um comentário:

Elaine Crespo disse...

Wesley Amore!
Ainda não tinha terminado de comentar quando vc comentou!
Depois volta lá e le o resto!

Não vi este filme!!
Te deixei um recado no orkut depois vai ver!Amore!

Coloquei mais uma foto naquela postagem das fotos de natal!

Vou na cultura hj!Aquela Livraria!!
Quero saber um filme para te dar de presente de NATAL!! DIZ QUAL!!???(risos) Quero te mandar logo!

Um beijo em tu e abraço a todos!
Teus amigos estão bem???
To com pressa!!

Beijossssssss
Elaine