terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sileno (se não tivesse o si) e se eu tivesse o si

SiLENO era, na mitologia grega, um dos seguidores de Dioniso, seu professor e companheiro fiel. Notório consumidor de vinho, era representado como estando quase sempre bêbado e tendo de ser amparado por sátiros ou carregado por um burro. Sileno era descrito como o mais velho, o mais sábio e o mais beberrão dos seguidores de Dioniso, e era descrito como tutor do jovem deus nos hinos órficos.

Quando estava sob o efeito do álcool, Sileno adquiria conhecimentos especiais e o poder da profecia. O rei frígio Midas estava ansioso para aprender com ele, e o aprisionou, laçando-o numa fonte onde Sileno costumava beber.

mais...

Sileno é, na mitologia grega, um sátiro preceptor de Dioniso, deus
do vinho. Considerava-se possuir uma grande sabedoria e ser capaz de revelar
segredos importantes aos mortais.

mais...

SILENO

Origem:
GREGO

Significado:
ZOMBADOR, GOZADOR


Leno de Andrade

Um comentário:

Pseudokane3 disse...

Não conhecia em detalhes o mito deste Sileno...

Caramba, tu estavas destinado a conhecê-lo...

Bom encontrar-se assim em estórias do passado.

Acho que eu estou mesmo preso aos dialógos platônicos sobre o Amor como "busca eterna de nossa metade perdida" (heheheh)... Não seria mais fácil para mim ser um dionisíaco também?!

Parabéns mais uma vez!

daqui a pouco, Tom Zé!
U-huuuu!

WPC>