quarta-feira, 19 de novembro de 2008

POR FAVOR, NÃO ME DEIXEM FICAR ASSIM!


Em 1970, o cineasta norte-americano Michael Wadleigh realizou “Woodstock – 3 Dias de Paz, Amor e Música”, um dos documentários mais fabulosos que já vi em toda a minha vida: em mais de 3 horas de duração, víamos Joan Baez externar suas canções de protesto, Ravi Shankar fazer maravilhas com sua cítara, jovens tomarem banho em rios sujos, fazendeiros reclamarem da depredação de suas propriedades, médicos reclamando da quantidade de atendimentos emergenciais que foram obrigados a fazer nos dias do evento, enfim, a maior quantidade de pontos de vista possíveis sobre este grande marco da história da contracultura mundial.

Michael Wadleigh só realizaria outro filme 9 anos depois, o longa-metragem de terror “Lobos”, que, até então, foi a última coisa de relevante que fez em vida. No filme em xeque, o ator Albert Finney interpreta um policial divorciado, cansado da vida, saturado de tantas tragédias e falta de sentido do mundo, tão anestesiado pelo horror contemporâneo, que come rosquinhas com bebidas alcoólicas até mesmo no necrotério, onde sobejam cadáveres de capitalistas dilacerados pelos dentes militantes de índios que trabalham na construção civil, consolados em regressar ao “estado de natura” levi-straussiano apenas quando transformados em lobos sanguinários. Pergunto: muita coisa mudou entre o primeiro e o último filme do Michael Wadleigh?

Apenas 9 anos foram suficientes para causar tal alteração comportamental, tal assunção da falta de perspectivas. Lembro que, ontem à noite, eu e Luiz Ferreira fomos ao cinema. Assistimos a um filme sobre um imigrante argelino que se disfarça de chileno, até que é acolhido por um padre liberal francês e pode exercer livremente a sua homossexualidade, depois que arruma emprego na clínica de uma psicanalista iugoslava e se apaixona por um grego milionário que o corresponde. No escurinho do cinema, Ferreirinha comentava: “ah, se na vida real também fosse assim”... Temi por ele, que só precisava de um final feliz, posteriormente atendido. Temi por mim, que temo justamente por um final feliz. Por melhor que ele seja, é sempre um final – e é isso que mais me apavora!

Wesley PC>

3 comentários:

Elaine Crespo disse...

Wesley!

Visitei o famoso blog Gomorra!
Fiquei receosa, mas tomei coragem e vim te ver aqui!!
Gostei do blog!!
Não fusei muito com receio do que posso achar!(risos)
Apesar de você não ir muito no meu!!

Achei vcs muito unidos e vc apaixonado por todos!! Apesar de vc é que é apaixonante...(risos)

Ganhei um filme muito bom "Orgulho e Preconceito" Tu já viu!! E "Tambor" já viu??/

Mesmo vc não ligando tanto pra meus recados ainda gosto muito de vc!!

Te amo !

Saudades

Elaine

P.S: Devo fusar aqui ou é imprópio para maiores de 50 anos, do sexo feminino e heterosexual..????(risos)

Elaine Crespo disse...

P.S.: Sim!! Resolvir vir aqui porque este blog estava como seguidor do meu e ai vim ver quem tava me seguindo...(risos)
Meryone vem aqui então venci o medo e arrisquei..*_*
Mas a culpa foi sua que me desencorjou!!...porque???

Mais Beijosssss!!
Te amo mesmo!!

Elaine

Elaine Crespo disse...

P.S.: Sim!! Resolvir vir aqui porque este blog estava como seguidor do meu e ai vim ver quem tava me seguindo...(risos)
Meryone vem aqui então venci o medo e arrisquei..*_*
Mas a culpa foi sua que me desencorjou!!...porque???

Mais Beijosssss!!
Te amo mesmo!!

Elaine