quarta-feira, 19 de novembro de 2008

“PARA MIM, AMOR E REALIDADE SEMPRE FORAM TÃO CONTRADITÓRIOS”!


Na tarde de sábado, resolvi levar um bombom de chocolate para meu amigo Luiz Ferreira Neto. Era um daqueles Serenata de Amor, que continha uma mensagem romântica dentro. Esta perguntava: “uma pessoa que sofre de amor platônico pensa em sua paixão 24 horas por dia. Sabe por quê?”. Rafael Maurício estava lá e eu não podia perder a chance de responder a isto diante dele. Fiz-lhe a questão. Ele não soube responder. Então, li o que estava no papel: “porque o dia só tem 24 horas”. É a mais pura verdade!

Ainda conversando com Luiz Ferreira Neto, lembro que falávamos sobre nossas reações aos extraordinários filmes românticos de Richard Linklater, “Antes do Amanhecer” (1995) e “Antes do Pôr-do-Sol” (2004). Disse-me ele que, após ter visto o primeiro filme, sua vida tinha ficado “100% melhor”. “Até olhei para os lados com um sorriso ao acordar, Wesley!”, disse-me ele. Concordei. Hoje pela manhã, resolvi rever o segundo filme, pela milionésima-primeira vez. Minha mãe perguntava por que eu sorria tanto quando Celine (Julie Delpy) cantarolava uma valsa e incluía nela o nome de seu amante de uma noite Jessé (Ethan Hawke). Eu sabia o porquê. 15 minutos depois e lá estava eu, no meio da sala, com os olhos cobertos de lágrimas, às 10 horas da manhã. “Antes do Pôr-do-Sol” sempre me causa isso. Por que eu ainda me atrevo a vê-lo, hein? “Porque o filme é perfeito” seria uma boa resposta...

O filme é perfeito! Lembro que tanto Eliane Charnoski quanto Glauco pediram que eu levasse o DVD de volta à Gomorra. Faço-o com o peito cheio de orgulho. Estas duas maravilhas passionais devem ser decoradas por todo e qualquer ser humano que entenda o que a Celine quis dizer com a frase do título. Ah, como ela está coberta de razão, meu Deus!

E, no final, ainda tem Julie Delpy cantando "Je T'Aime Tant". Difícil ficar sentimentalmente incólum frente a alguém que grita e repete: "eu te amo tanto! Eu te amo tanto, portanto!". Ai, cabrunco, eu sou um destes!

Wesley PC>

2 comentários:

Meryone disse...

já me falaram muito desse filme, mas eu nao assisti

mal por mim

acho que o amor nao tem nada a ver com a realidade, que tudo é motivado por exceso de filmes e de leituras

o meu amor platônico de quatro anos está em proceso de reconquista

e eu nao quero saber dele

ademais, eu onte fez todas as coisas que se podiam fazer mal, mal. e várias que nao se podiam, também

mas sigo viva

beijos

Elaine Crespo disse...

Wesley!

Tu é muito chato!!
Não venho mais aqui!

Elaine