quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Eu sou Interesseiro

Ontem eu estava com Baiano e Wesley no "Império do Baiano". (Preferi falar "Império" invés de "República", porque o Baiano mora só, sendo um monarca em sua casa).

Estávamos conversando sobre um monte de coisa e entramos num assunto que se falou do egoísmo, e eu dei minha posição quanto a isto.

Eu, elogiando o egoísmo, disse que o egoísta pra mim não tem a ver com aquele tipo de pessoa que vive isolada, e que seria capaz de passar a perna em qualquer pessoa pra conseguir algo. Na minha opinião o egoísta é aquela pessoa que não se mede por outros, e seu comportamento e pensamento parte do "Eu". Então, eu disse que eu poderia ser egoísta e ter muitos amigos, sem precisar fazer juramentos, apenas por livre associação e INTERESSE. É, quando eu uso o termo "Interesse" pra definir minhas relações pessoais pode causar um certo estranhamento. Na hora, eu disse que essa palavra é ambígua, mas também não consegui explicar, ou demonstrar sua ambiguidade. Entretanto, hoje de manhã enquanto cagava, eu consegui fazer a separação e entender a razão do estranhamento que eu posso causar a falar isso. Entendi que atualmente a palavra "interesse" significa mais um interesse por algo material, apenas objetos, o interesse pelo "Ter". E o sentido que eu queria explicar quando eu usei a tal palavra é o interesse pelo "Ser". Creio que no mundo de hoje várias pessoas tem mais o interesse pelo "Ter", se interessam pelo o que a outra pessoa tem e não pelo que é.

Agora digo sem nenhum medo de mal entendido, que eu quero vocês como amigos, por um interesse pessoal. Interesse pelo o que vocês são.

Leno de Andrade

Um comentário:

Gomorra disse...

O ato fecal é prenhe deste tipo de reflexão, caro ser bondoso! Muitas e muitas epifanias semelhantes a esta tua já foram realizadas durante cagadas , como bem disseste - e olha que, como os banheiros de minha casa não têm porta, ponho minhas fezes para fora em segundos - mas nada que me impeça de pensar!

E, sim, o SER está infinitamente acima do TER... Reler este teu texto depois daquele maravilhoso começo imperial d etarde só me faz perceber o quanto fui interesseiramente abençoado ao ter encontrado você(s)!

És uma boníssima pessoa, Charlisson de Andrade!

WPC>