sexta-feira, 7 de novembro de 2008

CADA UM DE NÓS SEGUE A ESTRADA DE TIJOLOS AMARELOS QUE MELHOR NOS APRAZ!


Nunca pensei que uma sessão de “O Mágico de Oz” (1939, de Victor Fleming) pudesse causar a reverência que causou na Gomorra ontem: Lucas Ferreira, o “cobra” que solta piadinhas lascivas de 10 em 10 segundos de filme, parecia transportado a outra era, em que a permanente nos cabelos do Leão Covarde surgia como aviso de que sua infância seria diferente da dos outros meninos baianos que o circundavam; Rafael Coelho confessou lembrar de lapsos do filme, ficando satisfeito com a simplicidade da moral defendida pelo roteiro; Rafael Maurício parecia estar num de seus famosos transes lisérgicos, tanto que até brincou comigo: “este filme é a ‘estória de minha vida’, Wesley”! Eu sorri.

Sorri bastante, aliás. O filme é lindo e foi ainda mais lindo ver tantas pessoas interessadas naquele libelo em prol do “bom conformismo”, em defesa da necessidade de valorizar os bens e os amigos que já possuímos, que, como diz Charlisson de Andrade, são a base de nossos interesses e de nosso ser. Foi lindo brincar com as inflamações homicidas contidas no filme, com aquela profusão magnética de cores, com aqueles refrões trava-língua dificílimos de cantar. Foi divertido ver Lucas Ferreira e Rafael Torres fazendo competição de bundas, ter Marcos Vicente dormindo de um lado e Rafael Maurício acordado do outro, escutar as gargalhadas de Charlisson de Andrade e perceber que Anderson Luís realmente conhece o álbum “The Dark Side of the Moon” (1973), do Pink Floyd. Foi uma linda sessão!

“Não há lugar como a nossa casa”, constata Dorothy ao final do filme.
Por estas e outras é que considero Gomorra a minha segunda casa!

Wesley PC>

Um comentário:

Meryone disse...

adoro esse filme

esteve na sexta passada numa festa numa casa onde uma das habitantes é a leitora norteamericana de inglês da faculdade (ela é profesora de amigas minhas) que é de kansas e que, na porta do gabinete, tem escrito

"this is not kansas, toto"

pareceume un detalhe maravilhoso

beijo grande